sábado, 4 de abril de 2020

Lasanha de Legumes

Hoje (04.Abril.2020 (Sábado)), para o almoço, fiz uma lasanha de legumes, mas a massa não foi feita por mim!!!  Foi uma lasanha "semi-pré-fabricada", porque o molho béchamel e massa de lasanha eram de compra, e não feitos por mim!!!

Quando ontem, à noite disse que hoje fazia eu o almoço e que ia fazer uma lasanha. O meu Pai não achou muita piada, até porque dizia que queria comer puré. A minha Mãe perguntava-lhe com que é que ele queria comer puré e ele dizia: «Não sei com quê. Pode ser com qualquer coisa. Mas quero comer puré.» Lá acordamos que o puré fica para amanhã, até para os cogumelos frescos que tinha comprado para a lasanha não se estragarem.

Quando pus o pirex com a lasanha na mesa e le disse que só queria comer um bocadinho. Mas depois, aos poucos, lá acabou por comer muito. Aliás, comemos todos muito. (O pirex era grande e sobrou pouca lasanha. 



Ingredientes para um pirex grandinho:

1 embalagem de massa para lasanha
3 pacotes de molho Béchamel (com 200 ml cada um)
1 embalagem de cogumelos frescos (daqueles brancos, não grandes, redondinhos)
+/- 200 g de ervilhas
1 alho francês
3 cebolas pequenas-médias
4 dentes de alho (grandinhos)
1 pedaço de aipo («sedano» como lhe chamam os italianos)
vinho branco para temperos
queijo ralado
azeite
manteiga
sal
pimenta

Nota: Eu gastei: x folhas de uma embalagem de ; 3 embalagens de Molho Béchamel Clássico» da «Parmalat»,  de 200 ml cada uma; uma embalagem de cogumelos frescos, brancos, inteiro, do «Continente», com cerca de 300 g; ervilhas congeladas , do «Continente», que pus mais ou menos "a olho"; 1 alho francês do «Continente»; 1 pé de aipo do «Continente».




Modo de preparação:


Preparar primeiro aos legumes, que é o que demora mais tempo. Para isso, começar por lavar bem os cogumelos, escorrê-los e depois laminá-los, colocando-os num prato ou tigela grande. Lavar o alho francês, cortar-lhe aquela parte mais verde e a base e depois cortá-lo às rodelas, colocando-o junto com os cogumelos laminados. Lavar bem um talo de aipo, cortá-lo às "rodelas" e colocá-lo junto com os outros legumes. Colocar as ervilhas numa tigela, lavá-las e escorrê-las. Descascar as cebolas e os dentes de alho e lavá-los bem.cortar as cebolas às rodelas, para dentro de uma panela grandinha que depois irá ao lume. Picar o alho juntando-o à cebola. Colocar azeite em quantidade generosa mas não exagerada e pôr uma pitada de pimenta. Levar a panela ao lume, para refogar muito ligeiramente a  cebola e o alho, mexendo com frequência, com uma colher de pau. Depois colocar os cogumelos, o alho francês, o aipo e as ervilhas. Deixar este preparado coser em lume médio, durante algum tempo, com a panela tapada. Depois, destapar um bocado, adicionar uma pitada de sal e um pouco de vinho branco, aumentando a intensidade do lume. Ir mexendo de vez em quando com a colher de pau. Ver se está bem de sal e adicionar um pouco mais se necessário. Não é preciso coser muito, porque depois este preparado vai ao forno.

Assim que os legumes estiverem prontos coze-se a massa de lasanha, emergindo-a (durante uns 10 segundos) em água a ferver e salgada. Retirá-la estando «al dente», e deixá-la a escorrer e a arrefecer, sobre um pano (limpo e) húmido, ou sobre papel absorvente.

Nota: A massa de lasanha que eu utilizei é daquela que o fabricante diz que não é preciso cose, mas eu gosto sempre de deixar cada folha submergida durante algum tempo em água a ferver.

Quando os diversos preparados e/ou ingredientes estiverem prontos, unta-se com manteiga uma forma ou pirex para ir ao forno e para depois servir o prato. Depois, coloca-se uma camada de molho Béchamel, seguida de uma camada de folhas de lasanha cozida no fundo. A seguir, colocar por cima uma camada do preparado de legumes, polvilhando com queijo ralado e depois cobrindo com «Molho Béchamel». Ir sobrepondo camadas como as anteriores, até acabarem com os ingredientes, devendo a penúltima camada ser de folhas de lasanha e a última de «Molho Béchamel», sendo que, de vez em quandopode-se espalhar uns pedacinhos de manteiga entre as camadas.

Nota: Eu fiz num pirex, e só pus 3 camadas de folhas de lasanha e duas camadas de legumes. e só pus queijo ralado no final. E "aportuguesei" um bocadinho a receita, pois, por cima da última camada de folhas de lasanha coloquei, e por esta ordem: molho Béchamel, pão ralado, queijo ralado, algumas azeitonas e molho Béchamel (sem cobrir por completo o pão ralado e as azeitonas.

Levar o tabuleiro ou o pirex ao forno, para que a «Lasanha» fique a gratinar, durante cerca de 20 minutos com o forno a cerca de 200ºC.

Servir (quente) e... apreciar!!!





Receita mais ou menos com o que fui aprendendo com a Signora Gemma Grosselle, ao vê-la fazer (no Convento do Frades Caouchinhos de Bassano del Grappa (Vicenza (Véneto (Itália)))!!!