quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Massas Frescas - Massa Base

Ingredientes:


3 ovos
6 g de sal fino
2 ml de azeite
300 g de farinha de trigo T65 + farinha para ir polvilhando
água com bastante sal para cozer a massa


Modo de preparação:


Colocar numa taça os ovos, com o sal e o azeite, e bater ligeiramente.

Dentro de uma taça grande ou numa bancada (ou na mesa) colocar a farinha peneirada formando um monte, e abrir-lhe uma concavidade. Virar para essa concavidade a mistura dos ovos, azeite e sal. Com a mão ir juntando a farinha ao preparado, amassando. Amassar bem até a massa ficar bem lisa. [Pode-se começar a amassar a massa na tigela grande e depois na bancada (ou na mesa).

Assim que a massa estiver bem lisa, fazer uma bola e embrulhá-la em película aderente, para depois a colocar no frigorífico a descansar durante 30 minutos. (no mínimo uns 20 minutos.)

Passados os 30 minutos, depois de a massa ter repousado, tirá-la do frigorífico.

Caso não se tenha uma máquina de esticar massa pode-se usar um rolo da massa. Ir polvilhando a bancada e a máquina ou o rolo. Se se utilizar a máquina pode-se cortar a bola de massa nuns 8 pedaços, para ir esticando cada um desses pedaços na máquina. (Passar a massa 2 vezes em cada número da máquina, desde o 1, até à espessura pretendida.) Se se utilizar o rolo da massa, tender a massa a partir da bola, do centro para o exterior. (Tender a massa até à espessura pretendida.) A massa deve ficar mais fina para as massas que se pretendem dobrar ou enrolar.

Depois de a massa ter sido esticada - quer seja com a máquina quer seja com o rolo da massa - deve voltar a repousar antes de ser cosida fresca, de modo a secar ligeiramente. [Também se pode deixar secar por completo e depois guardar.

Com a máquina a massa pose ser cortada para fazer esparguete, ou tagliatela, ou raviolis, etc..

Nota: No Curso, com esta massa eu ajudei a fazer esta massa servida como «Raviolis de Ricotta e Nozes com Molho de Queijos». E fizémos efeitos especiais na massa com folhas de espinafres!!! Houve alguém que quis provar desses Raviolis  com molho de tomate e manjericão e devia ficar bom!!!!



Preparar a massa sob a forma que se desejar e, depois... apreciar!!!

Atenção: Ferver a massa durante pouco tempo em água com bastante sal, e retirar escorrendo a água.



Receita de um Curso «Massas Frescas» que fiz há pouco tempo!!!


Pescada "mais ou menos" à Basca

Ingredientes:


4 postas de pescada (chilena), médias ou grandes
7 cebolas pequenas
2 dentes de alho
2 dl de azeite
5 tomates maduros (de tamanho médio)
300 g de ervilhas (de grão)
piri-piri q.b.
pimenta q.b.
sal q.b.
vinho branco q.b.

Nota: As quantidades destes ingredientes podem ser um pouco ao gosto de cada um(a).









Modo de preparação:


Depois de limpas, temperar as postas de pescada com um pouco de sal.

Descascar a cebola e os alhos, lavá-los e, depois, cortá-los às rodelas para um tacho (de preferência baixo e largo, que depois poderá ser utilizado para servir a pescada). "Soltar" as rodelas de cebola. Juntar o azeite, o sal, a pimenta e o piri-piri. Levar ao lume, a uma temperatura média e deixar refogar um pouco.

Preparar os tomates, cortando-os, depois, os cubos. Quem quiser, previamente, pode escaldá-los para lhes tirar a pele.

Assim que a cebola e o alho estiverem ligeiramente refogados, juntar o tomate e deixar apurar um pouco. Depois juntar um pouco de vinho branco, a gosto. Quando o tomate estiver bem cozinhado, pressiona-se um pouco com um utensílio próprio (cujo nome não recordo neste momento).

Colocar as postas de pescada sobre o fundo do tacho e colocar as ervilhas previamente preparadas. Deixar ferver durante cerca de 3 minutos em lume médio, e depois tapar o tacho e deixar a pescada e as ervilhas cozerem em lume brando.

Retirar o tacho do lume, no próprio tacho ou num tabuleiro de «Pírex».




Servir (quente) e... apreciar!!!


Sugestão: Acompanhar este prato de peixe com puré de batata (feito com batatas, leite, sal, pimenta, manteiga e leite).



Receita da «Pescada "mais ou menos" à Basca» da minha Mãe!!!


domingo, 17 de julho de 2016

As minhas... Bolas de Presunto




No passado dia 08 de Julho (de 2016) - 6ªf -fui com o meu Pai passar a tarde com três pessoas de quem gosto... muuuiiito!!! Com a minha amiga (e colega) M.ª Armandina Vila-Chã, com o Pai dela (o Sr. José Maria Vila-Chã) e uma das irmãs dela (a Linda)!!! E queria fazer e levar "algo" para comermos ao lanche.


Por norma eu gosto levar doces, mas os doces que queria fazer eram demorados para os fazer e/ou pouco próprios par transportar num dia de muito calor. Por isso resolvi fazer uma «Bola de Presunto». E embora já não coma nenhuma tão boa como as que a minha Avó Materna fazia, peguei numa receita para me orientar com os ingredientes e depois procurei lembrar-me de como ela as fazia, quando eu era pequena (quero dizer novinha, porque desde que nasci nunca fui propriamente pequena)!!!

E foi assim que fiz as minhas 2 «Bolas de Presunto» para este dia!!! (Uma para levar e outra para deixar em casa!!!)

Passamos uma tarde... maravilhosa!!!




Ingredientes:


Nota: Com os ingredientes indicados fiz duas bolas grandinhas, dividindo a massa e o presunto a meio. Poderia ter feito uma maior, ou mais que duas mais pequenas, do que as que fiz.


1 kg de farinha de trigo + farinha para polvilhar o(s) tabuleiros
1 embalagem (7g) de fermento granulado «Lievito di Birra Mastro Fornaio» da «Paneangeli»
3 ovos inteiros + 2 gemas de ovo (cada uma das quais para pincelar as bolas antes de irem ao forno)
1 colher (das de chá) de açúcar granulado

1 pitada de sal
1 copo (aproximadamente  210 ml) de azeite
1 copo (aproximadamente 200 ml) de leite «meio gordo»
2 colheres (das de servir sopa) - cerca de 160 ml - de água fervida e quente
fatias (finissimas) de presunto fatiado, em quantidade a gosto
manteiga para untar o(s) tabuleiro(s)



Nota: Eu usei ingredientes das seguintes marcas, que ainda me lembre:
- Farinha de trigo (tipo 65), sem fermento, da «Espiga»;
- Fermento «Lievito di Birra Mastro Fornaio», da «Paneangeli» - 1 embalagem pequena (de 7g) de 3 que vêm numa embalagem maior;
- Açúcar granulado «Continente»;
- Azeite «Álamos»;
- Leite, meio gordo, «Nova Açores»;
- Fatias (finíssimas) de «Presunto Fumado da Floresta Negra IGP«, da «Dulano (Selection Schwarzwald)», de uma embalagem de 250 g, salgado à mão, com especiarias. Fumado com madeira de coníferas da Floresta Negra. Curado durante, no mínimo, 12 semanas. (Comprado no «Lidle».
Este presunto tem um bocado de sabor a fumado. Acho que com um presunto sem esse sabor  a(s) Bola(s) fica(m) mais saborosas!!










Modo de preparação:


Colocar a farinha numa tigela e abrir-lhe uma concavidade ao meio. Deitar na concavidade: o fermento, o açúcar, o sal, os 3 ovos inteiros, o leite e cerca de metade do azeite. Ir amassando. Juntar a água fervida e quente, ir juntando o resto do azeite, aos poucos, e ir amassando sempre. Amassar bem a massa, batendo-a também. Quando a massa estiver bem amassada, deixá-la repousar e crescer, na tigela, tapando-a com um pano.

Untar o(s) tabuleiro(s) com manteiga e polvilhá-lo(s) com farinha.

Quando a massa tiver repousado o suficiente e crescido, dividir a massa a meio, se se desejar fazer 2 bolas. Esticar a massa com as mãos e colocá-la no fundo do tabuleiro de modo a formar mais ou menos uma figura rectangular. Sobre o terço central do rectângulo espalhar fatias de presunto em quantidade a gosto. "Fechar" a bola com os dois terços de massa que ficaram dos lados, formando um "rectângulo". Picar a massa da bola com os  dentes de um garfo.

Bater uma gema de ovo para cada uma das bolas e pincelar a parte superior da bola com a gema batida.

Levar a(s) bola(s) ao forno, previamente aquecido a 240º C, reduzindo de imediato para 180º C, durante cerca de 40 minutos. Depois elevar a temperatura para cerca de 210º C, durante mais 20 minutos.

Retirar do forno e desenformar.


Servir quando se desejar e... apreciar!!!