sábado, 18 de março de 2017

Sopa de Peixe (da minha Mãe)

       Na passada 4ª-f (15.Março.2017), à tarde, na "minha" Escola (Escola Básica de Forjães), realizou-se a eliminatória (1ª) do concurso «Fish Chefe», organizado pela Câmara Munucipal de Esposende, no âmbito do «Março. Sabores do Mar. 2017». [Ver www.visitesposende.pt .]
       Durante os dias 13 a 17 de Março de 2017 (2ªf a 6ªf) realizaram-se as 1ªs eliminatórias em cada uma das escolas do Concelho de Esposende que participaram no concurso. A Final realizou-se na passada 6ªf (17.Março.2017), à tarde, em Esposende.
       Em cada escola podiam participar as equipas que quisessem, sendo que cada equipa formada por 1 a 3 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. (Na "minha" escola, podiam participar alunos do 7º, 8º e 9º Anos.)

       Desde o dia em que me apercebi do concurso perguntei à colega da "minha" escola que o estava a organizar na escola (Diana Costa), se os professores não podiam participar, formando equipas.

       Eu e a Rosa Felgueiras tanto "chateamos" a Diana que ela lá teve que perguntar a uma das responsáveis pelo concurro, na Câmara Municipal de Esposende. A referida Responsável (a Engenheira Joana) achou piada à nossa iniciativa e lá nos deixou participar. Eu a Diana e a Rosa formamos uma equipa para participar num «Fuori Concorso» (Fora de Concurso). Em princípio, metade das equipas participantes prepararia os seus pratos das 14:30 h às 15:30 h (durante 1 hora) e depois apresentaria-os ao Júri (constituído por 3 elementos). E a outra metade das equipas participantes prepararia os seus pratos entre as 16:00 e as 17:00 h e depois apresentaria-os aos Júri. Nós as 3 (as professoras) teríamos 1/2 hora para preparar o nosso prato, enquanto o Júri decidia qual a equipa vencedora. Como só tínhamos 1/2 hora para preparar o nosso prato acabamos por optar por fazer uma «Sopa de Peixe». E acabamos por resolver uma «Sopa de Peixe» de uma receita da minha mãe.

       No dia da prova a Diana estava doente e não pôde estar presente. Pedi à M.ª de Lurdes Loureiro para participar comigo e com a Rosa, em vez da Diana. Ela aceitou logo!!! Estivémos as três a ver a receita, mesmo antes de começar a prova. Embora fossemos fazer uma «Sopa de Peixe» de uma receita da minha mãe, apesar de já a ter comido algumas vezes (há já imenso tempo), nunca a cozinhei. Por isso nunca nenhuma de nós a tinha cozinhado.

       Por volta das 15:30 h soubémos que, afinal, íamos preparar o nosso prato de «Sopa de Peixe» juntamente com a 2ª metade das equipas dos alunos. Lá fizémos.
       O mais engraçado é que nós apenas lemos a receita e eu expliquei como se faz (tendo em conta o que a minha mãe me disse, e que eu tinha passado a computador). Não dividimos tarefas, "mas" instintivamente fomos dividindo-as. Fizémos tudo como uma verdadeira equipa!!! Correu muuu..iiito bem, mesmo com alguns contratempos (um peixe que não era o que pedimos, uma quantidade de farinha que não engrossava a sopa, etc.)!!!
       Como fizémos a sopa muito rapidamente, antes de a dar a provar ao Júri, resolvemos prová-la nós!!! (Não fosse a sopa não estar boa.) E também a dávamos a provar a alguns colegas (professores) e alunos que também queriam provar. Quem provava gostava muito!!!
       Entretanto, e como ainda faltava mais de 1/2 de meia hora para apresentarmos o nosso prato, fui ajudar as pessoas da Câmara Municipal a arrumar as coisas (estive a lavar loiça), até que a fotógrafa "oficial" me veio dizer para ir ter com as minhas colegas porque já íamos apresentar o nosso prato.
       Lá fui ter com as minhas colegas. Disseram-me que os alunos que tinham provado a sopa gostaram muito!!! E que alguns deles até quiserem repetir!!!
      Depois fomos apresentar a nossa «Sopa de Peixe» ao Júri. O Júri era constituído por 3 pessoas: um professor de uma Escola Profissonal de Esposende, uma das participantes de uma das edições do concurso «Master Chef» e uma representante da Câmara Municipal de Esposende. Gostaram todo muito!!! A participante de uma das edições do concurso «Master Chef» quis mesmo comer a sopa dela toda, e não apenas prová-la!!!
       Adorei participar!!!




Ingredientes, para 6 pessoas:

1 cabeça de peixe (de garoupa, de corvina, de robalo, de badejo, ou de pescada, ou de tamboril)

2 (ou um pouco mais) litros de água, para cozer a pescada e, depois, para fazer a sopa
1 cebolas grande (ou de outro tamanho, para dar uma quantidade equivalente)
1 dente de alho grande (ou de outro tamanho, para dar uma quantidade equivalente)
2 tomates maduros grandes (ou de outro tamanho para dar uma quantidade equivalente)
1 pitada de sal
1 pouco de malagueta, se se desejar
azeite para o refogado
azeite para fritar o pão, se se optar por fritar o pão em vez de o torrar
2 colheres «das de sopa» (não muito cheias) de farinha de trigo
Pão, para fritar ou torrar
1 ramo de salsa ou de coentros

Notas:
- Fizémos a sopa com o peixe que nos trouxeram, que era salmão. Mas o salmão não é um peixe tão bom para fazer esta receita como os indicados nos ingredientes, não só pelo sabor, mas também pelo facto de ser um "peixe gordo".
- Ao fazermos esta receita, na Escola, devemos ter colocado mais de 2 litros de água. Por isso tivémos que pôr mais 3 colheres («das de sopa») de farinha de trigo e mais 3 colheres («das de sopa») de farinha «Maizena».



Garoupa

Corvina

Robalo

Badejo

Pescada(s)

Tamboril






Modo de preparação:

Lavar o peixe e cozê-lo, na água, com uma pitada de sal.

Numa frigideira, torrar ligeiramente a farinha de trigo, mexendo-a com «a colher de pau», sem adicionar nada, até ficar castanhinha (não muito escura).

Lavar os tomates.
Pelar os tomates e depois cortá-los aos cubinhos.

Lavar a salsa e/ou coentros e deixar a escorrer.

Descascar a cebola e o alho e lavá-los.
Picar a cebola e o alho, colocando-os na panela em que se vai fazer a sopa, juntando-lhes azeite.
Começar a fazer o refogado, com azeite, cebola (picada) e alho (picado). Não deixar apurar muito.
Quando a cebola começar a ficar translúcida, juntar-lhe os cubinhos de tomate. Deixar apurar e ir “esmagando” o refogado. Se se desejar, pode-se adicionar um pouco de malagueta.

Nota: Aos poucos, nós acabos por colocar quase 1 malagueta pequena-média.

Assim que a cabeça peixe estiver cozida, retirá-la da panela e tirar os pedaços de peixe.
Coar a água da cozedura do peixe (de modo a que não fique com nenhuma espinha), para depois a colocar na sopa.
Reservar um bocadinho desta água da cozedura do peixe (já coada), para “desfazer” a farinha. “Desfazer” a farinha nessa água.
Virar o resto da água da cozedura do peixe (já coada) no refogado.

Cortar o pão aos quadradinhos e /ou cubinhos e torrá-lo, ou fritá-lo em azeite.

Nota: Como o salmão já é um "peixe gordo" nós optamos por torrar os cubinhos de pão, no forno.


Assim que o preparado com o refogado, o tomate, o peixe e a água da cozedura do peixe ferverem, juntar a farinha torrada ”desfeita”. Deixar ferver durante cerca de 5 minutos.

Nota: Tal como já referi anteriormente, ao fazermos esta receita, na Escola, devemos ter colocado mais de 2 litros de água. Por isso tivémos que pôr mais 3 colheres («das de sopa») de farinha de trigo e mais 3 colheres («das de sopa») de farinha «Maizena».

Ver se está bem de sal. E colocar mais sal, se necessário.

Colocar num prato para servir alguns cubinhos de pão (torrado ou frito) e pôr a sopa sobre o pão.
Decorar com um umas folhinhas de salsa ou coentros.

Nota: Também se pode colocar cubinhos de pão (torrado ou frito) sobre a sopa. Ou pode colocar-se apenas sobre ela. Nós colocamos sob a sopa.





Servir, de imediato, e... apreciar!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário