domingo, 24 de março de 2013

Algo sobre... Molhos para Massas




Para temperar uma massa basta um fio de azeite e queijo ralado, "mas" um molho que combine com o formato escolhido pode tornar um prato de massa em algo insuperável!!!

ATENÇÃO: Aqui encontram-se alguns tipos de molhos-base para acompanhar massas. Não se encontram aqui indicadas as quantidades dos ingredientes. Em cada receita que estes molhos, ou suas variantes, forem utilizados, indicarei as quantidades de cada ingrediente.




Molho à base de Queijos

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Preparar um molho derretendo um pouco de manteiga e adicionando uma colher abundante de farinha. Para que o molho não queime, manter o lume muito brando e mexer sempre com uma colher de madeira.Juntar o leite, mexendo sempre. Aumentar o lume e cozinhar lentamente até ferver.
Reduzir novamente o lume e juntar os queijos (gorgonzola, gruyère, tallegio, fontina) cortados em cubinhos. Retirar do lume e mexer com uma vara de arames até obter um creme homogéneo.

 É um molho bastante calórico que combina bem com formatos como penne riscadas.



 
Molho à base de Ervas Aromáticas

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Derreter a manteiga num tacho, em lume brando. A seguir, retirar do lume e temperar com ervas aromáticas frescas partidas em pedacinhos (com as mãos). Usar ervas como, por exemplo, manjericão, cerefólio, estragão, manjerona, tomilho. Juntar à manteiga aromatizada com ervas um pouco de água da cozedura da massa e utilizar como condimento.

É um molho fresco e muito perfumado que se adapta a qualquer tipo de formato.




Molho à base de Tomate

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Picar finamente a cebola e refogá-la num tacho com um pouco de azeite extra-virgem. Mal comece a alourar juntar-lhe um dente de alho picado e polpa de tomate. Temperar com sal e cozinhar durante 10 minutos. Para atenuar a cidez típica do tomate, adicionar 1/2 colher de chá de açúcar. Completar com manjericão fresco.

É um molho mais clássico e combina bem com qualquer tipo de formato, como esparguete ou penne.




Molho  à base de Legumes

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
 
Cortar vários tipos de legumes emm palitos (courgete, alho francês e cenoura). Saltear os legumes em azeite, juntar manjericão, manjerona e orégãos partidos aos pedacinhos com as mãos, para que se mantenham inalterados os seus aromas. Por fim, juntar tomate fresco pelado e cortado em palitos. Temperar com sal e cozinhar durante 10 minutos, no máximo. Os legumes deverão permanecer estaladiços.

É um molho fresco e ligeiro que pode ser preparado utilizando legumes da época.




Molho à base de Peixe

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Escolher peixe a gosto. Aconselha-se salmão, badejo, camarão, gambas, lulas, polvo.
Limpar os crustáceos e os moluscos, descascar as gambas.
Cortar em cubos pequenos os filetes de salmão e badejo.
Preparar um refogado com azeite, cebola, alho e aipo. Juntar-lhe o peixe, esccaldá-lo um pouco, e adicionar por fim o tomate fresco. Temperar com ervas aromáticas (lemon grass, manjericão, salva ou salsa). Continuar a cozedura durante mais 15 minutos, no máximo.

Este molho adapta-se a formatos compridos como bavette ou esparguete.



Molho à base de Carne Picada

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Dourar um pouco de bacon picado num pouco de manteiga, juntar em seguida a cebola, a cenoura eo aipo picados. Mal os legumes comecem a alourar, juntar a carne de vitela picada. Quando começar a agarrar regar com vinho tinto. Mexer e juntar polpa de tomate. Temperar com sal, pimenta e cravinhos envolvidos numa gaze. Cozinhar durante 20 minutos, regando com caldo de carne.
 


 

Fazer, servir quente e... apreciar!!!







"Receitas" das páginas 30 e 31 do Livro «Pasta Itália (300 receitas deliciosas)», de Antonio Chiodi Latini e Mario Busso, da Editora «lisma».

sábado, 23 de março de 2013

A "Minha" Lasanha de Ervilhas e Cogumelos




A minha Mãe gosta mais desta Lasanha do que da «Lasanha à Bolonhesa»!!!

É um "prato" algo moroso, para se fazer...

As quantidades aqui indicadas são estão um bocadinho... "a olho"!!!



Ingredientes:
1 cebola média
3 dentes de alho
aipo
2 cenouras médias
azeite
sal
ervilhas
cogumelos
1,5 dl de Vinho do Porto, tinto
folhas de «Lasagne all'Uovo» da «Barilla»
molho béchamel
manteiga, para untar o tabuleiro que irá ao forno
queijo Parmesão ralado, para polvilhar
pão ralado para polvilhar


Nota: Pode-se fazer o molho béchamel ou usar daquele que se compra já feito.








Modo de preparação:

Descascar a cebola e os alhos, lavá-los, cortá-los aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois colocar a cebola e os alhos picados na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos.

Lavar os "troncos" do aipo, cortá-los aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois colocar o aipo picado na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos.

Descascar as cenouras, lavá-las, cortá-las aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois a cenoura picada na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos.

Lavar os cogumelos e laminá-los.

Colocar azeite na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos e que já tem a cebola (picada), os alhos (picados), o aipo (picado) e a cenoura (picada), e levá-la ao lume, mexendo de vez em quando, com uma colher de pau. Deixar apurar por algum tempo e depois adicionar as ervilhas e os cogumelos. Ir mexendo sempre com a colher de pau, e deixar apurar. Adicionar o Vinho do Porto e continuar a mexer com a colher de pau, de vez em quando.

Nota: Eu não coloco sal nenhum neste molho de ervilhas e cogumelos.


Colocar água a ferver numa panela. Assim que começar a ferver, adicionar-lhe um fio de azeite e temperá-la com pouco sal. Depois colocar algumas folhas de lasanha a cozer, durante 3 a 5 minutos.

Notas: Eu só vou pondo, no máximo, 6 folhas a cozer de cada vez, para não se colarem umas às outras, e porque nunca sei muito bem quanta vou gastar. O número de folhas de lasanha que gasto também depende da área da base do tabuleiro («Pirex») que uso.


Untar o tabuleiro («Pirex») que irá ao forno, e em que se irá servir a Lasanha, com manteiga. (Poderá usar-se mais do que um, dependendo do seu tamanho.)

Colocar um pano da loiça (lavado) sobre uma tábua de cortar (de preferência grande). Assim que as primeiras folhas de lasanha estiverem cozidas, estender uma a uma sobre a tábua coberta com o pano. Colocar mais folhas de lasanha a cozer. (Ir fazendo as cozeduras necessárias.)

Espalhar molho béchamel sobre a base de todo tabuleiro («Pirex»). Espalhar-lhe por cima uma pequena camada de molho de ervilhas e cogumelos, assim que este estiver pronto. Colocar folhas de lasanha sobre o molho de de ervilhas e cogumelos. Ir continuando a distribuir camadas de molho báchamel, molho de ervilhas e cogumelos e folhas de lasanha, até quando se desejar, sendo que a última camada deve ser de molho béchamel.

Nota: Quando é preciso, vou cortando, com uma tesoura, as folhas de lasanha de modo a cobrir totalmente cada camada de molho de legumes do tabulleiro («Pirex»).


Assim que se tiver acabado de distribuir as camadas no tabuleiro, polvilhar a última camada de molho de molho com queijo Parmesão que se vai ralando e, depois, com com pão ralado.

Levar o tabuleiro («Pirex») ao forno, para acabar a cozedura e para alourar. Depois, retirar do forno.



Servir quente e... apreciar!!!







Receita mais ou menos "minha"!!! («Mais ou menos» porque tem um bocadinho dos ingredientes que eu vou vendo em receitas!)


A "Minha" Lasanha à Bolonhesa




Este é um dos "pratos" de que gosto mu(uuuiii)ito!!!

É um "prato" algo trabalhoso e moroso, para se fazer...

As quantidades aqui indicadas são estão um bocadinho... "a olho". Eu faço a receita em quantidade que dê para 2 ou 3 refeições!!! (Na realidade, acaba por só dar para 2 refeições, porque comemos... todos... "benzinho"!!!)


 

Ingredientes:
 
 
1 cebola média
3 dentes de alho
aipo
2 cenouras médias
azeite
 carne de vaca, moída, para guisar
bacon fumado
sal
1 malagueta
1,5 dl de vinho branco
8 tomates médios, maduros
folhas de «Lasagne all'Uovo» da «Barilla»
molho béchamel
manteiga, para untar o tabuleiro que irá ao forno
queijo Parmesão ralado, para polvilhar
pão ralado para polvilhar, se se desejar


Nota: Pode-se fazer o molho béchamel ou usar daquele que se compra já feito.


 
 
 
 
 


Modo de preparação:
 

Descascar a cebola e os alhos, lavá-los, cortá-los aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois colocar a cebola e os alhos picados na panela onde se fará o guisado de carne.

Lavar os "troncos" do aipo, cortá-los aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois colocar o aipo picado na panela onde se fará o guisado de carne.

Descascar as cenouras, lavá-las, cortá-las aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois a cenoura picada na panela onde se fará o guisado de carne.

Se necessário, cortar o bacon aos pedaços, e depois picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica.


Colocar azeite na panela onde se fará o guisado de carne e que já tem a cebola (picada), os alhos (picados), o aipo (picado) e a cenoura (picada), e levá-la ao lume, mexendo de vez em quando, com uma colher de pau. Deixar apurar por algum tempo e depois adicionar o bacon picado. Ir mexendo com a colher de pau. Alguns minutos depois, adicionar a carne de vaca picada. Temperar com sal e malagueta a gosto. Ir mexendo sempre com a colher de pau, e deixar apurar. Adicionar o vinho branco e continuar a mexer com a colher de pau, de vez em quando.

Entretanto, lavar os tomates, retirar-lhes os pés e cortá-los aos pedaços. (Se se quiser, pode-se pelar os tomates antes de os cortar.)

Quando a carne estiver quase guisada, adicionar-lhe os pedaços de tomate. Deixar apurar e ir mexendo de vez em quando, com a colher de pau.

Colocar água a ferver numa panela. Assim que começar a ferver, adicionar-lhe um fio de azeite e temperá-la com pouco sal. Depois colocar algumas folhas de lasanha a cozer, durante 3 a 5 minutos.

Notas: Eu só vou pondo, no máximo, 6 folhas a cozer de cada vez, para não se colarem umas às outras, e porque nunca sei muito bem quanta vou gastar. O número de folhas de lasanha que gasto também depende da área da base do tabuleiro («Pirex») que uso.


Untar o tabuleiro («Pirex») que irá ao forno, e em que se irá servir a Lasanha, com manteiga. (Poderá usar-se mais do que um, dependendo do seu tamanho.)

Colocar um pano da loiça (lavado) sobre uma tábua de cortar (de preferência grande). Assim que as primeiras folhas de lasanha estiverem cozidas, estender uma a uma sobre a tábua coberta com o pano. Colocar mais folhas de lasanha a cozer. (Ir fazendo as cozeduras necessárias.)

Espalhar molho béchamel sobre a base de todo tabuleiro («Pirex»). Espalhar-lhe por cima uma pequena camada de molho de carne, assim que este estiver pronto. Colocar folhas de lasanha sobre o molho de carne. Ir continuando a distribuir camadas de molho báchamel, molho de carne e folhas de lasanha, até quando se desejar, sendo que a última camada deve ser de molho de carne.

Nota: Quando é preciso, vou cortando, com uma tesoura, as folhas de lasanha de modo a cobrir totalmente cada camada de molho de carne do tabulleiro («Pirex»).


Assim que se tiver acabado de distribuir as camadas no tabuleiro, polvilhar a última camada de molho de carne com queijo Parmesão que se vai ralando. Se se desejar, também se pode polvilhar com com pão ralado.

Levar o tabuleiro («Pirex») ao forno, para acabar a cozedura e para alourar. Depois, retirar do forno.

 


 
Servir quente e... apreciar!!!






Receita mais ou menos "minha"!!! («Mais ou menos» porque tem um bocadinho dos ingredientes que eu vou vendo em receitas , que vou provando e que via usar num Convento, no Véneto, em Itália!!!)