domingo, 24 de março de 2013

Algo sobre... Molhos para Massas




Para temperar uma massa basta um fio de azeite e queijo ralado, "mas" um molho que combine com o formato escolhido pode tornar um prato de massa em algo insuperável!!!

ATENÇÃO: Aqui encontram-se alguns tipos de molhos-base para acompanhar massas. Não se encontram aqui indicadas as quantidades dos ingredientes. Em cada receita que estes molhos, ou suas variantes, forem utilizados, indicarei as quantidades de cada ingrediente.




Molho à base de Queijos

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Preparar um molho derretendo um pouco de manteiga e adicionando uma colher abundante de farinha. Para que o molho não queime, manter o lume muito brando e mexer sempre com uma colher de madeira.Juntar o leite, mexendo sempre. Aumentar o lume e cozinhar lentamente até ferver.
Reduzir novamente o lume e juntar os queijos (gorgonzola, gruyère, tallegio, fontina) cortados em cubinhos. Retirar do lume e mexer com uma vara de arames até obter um creme homogéneo.

 É um molho bastante calórico que combina bem com formatos como penne riscadas.



 
Molho à base de Ervas Aromáticas

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Derreter a manteiga num tacho, em lume brando. A seguir, retirar do lume e temperar com ervas aromáticas frescas partidas em pedacinhos (com as mãos). Usar ervas como, por exemplo, manjericão, cerefólio, estragão, manjerona, tomilho. Juntar à manteiga aromatizada com ervas um pouco de água da cozedura da massa e utilizar como condimento.

É um molho fresco e muito perfumado que se adapta a qualquer tipo de formato.




Molho à base de Tomate

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Picar finamente a cebola e refogá-la num tacho com um pouco de azeite extra-virgem. Mal comece a alourar juntar-lhe um dente de alho picado e polpa de tomate. Temperar com sal e cozinhar durante 10 minutos. Para atenuar a cidez típica do tomate, adicionar 1/2 colher de chá de açúcar. Completar com manjericão fresco.

É um molho mais clássico e combina bem com qualquer tipo de formato, como esparguete ou penne.




Molho  à base de Legumes

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
 
Cortar vários tipos de legumes emm palitos (courgete, alho francês e cenoura). Saltear os legumes em azeite, juntar manjericão, manjerona e orégãos partidos aos pedacinhos com as mãos, para que se mantenham inalterados os seus aromas. Por fim, juntar tomate fresco pelado e cortado em palitos. Temperar com sal e cozinhar durante 10 minutos, no máximo. Os legumes deverão permanecer estaladiços.

É um molho fresco e ligeiro que pode ser preparado utilizando legumes da época.




Molho à base de Peixe

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Escolher peixe a gosto. Aconselha-se salmão, badejo, camarão, gambas, lulas, polvo.
Limpar os crustáceos e os moluscos, descascar as gambas.
Cortar em cubos pequenos os filetes de salmão e badejo.
Preparar um refogado com azeite, cebola, alho e aipo. Juntar-lhe o peixe, esccaldá-lo um pouco, e adicionar por fim o tomate fresco. Temperar com ervas aromáticas (lemon grass, manjericão, salva ou salsa). Continuar a cozedura durante mais 15 minutos, no máximo.

Este molho adapta-se a formatos compridos como bavette ou esparguete.



Molho à base de Carne Picada

Ingredientes (sem quantidades) e modo de preparação:
Dourar um pouco de bacon picado num pouco de manteiga, juntar em seguida a cebola, a cenoura eo aipo picados. Mal os legumes comecem a alourar, juntar a carne de vitela picada. Quando começar a agarrar regar com vinho tinto. Mexer e juntar polpa de tomate. Temperar com sal, pimenta e cravinhos envolvidos numa gaze. Cozinhar durante 20 minutos, regando com caldo de carne.
 


 

Fazer, servir quente e... apreciar!!!







"Receitas" das páginas 30 e 31 do Livro «Pasta Itália (300 receitas deliciosas)», de Antonio Chiodi Latini e Mario Busso, da Editora «lisma».

Sem comentários:

Enviar um comentário