sábado, 23 de março de 2013

A "Minha" Lasanha de Ervilhas e Cogumelos




A minha Mãe gosta mais desta Lasanha do que da «Lasanha à Bolonhesa»!!!

É um "prato" algo moroso, para se fazer...

As quantidades aqui indicadas são estão um bocadinho... "a olho"!!!



Ingredientes:
1 cebola média
3 dentes de alho
aipo
2 cenouras médias
azeite
sal
ervilhas
cogumelos
1,5 dl de Vinho do Porto, tinto
folhas de «Lasagne all'Uovo» da «Barilla»
molho béchamel
manteiga, para untar o tabuleiro que irá ao forno
queijo Parmesão ralado, para polvilhar
pão ralado para polvilhar


Nota: Pode-se fazer o molho béchamel ou usar daquele que se compra já feito.








Modo de preparação:

Descascar a cebola e os alhos, lavá-los, cortá-los aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois colocar a cebola e os alhos picados na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos.

Lavar os "troncos" do aipo, cortá-los aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois colocar o aipo picado na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos.

Descascar as cenouras, lavá-las, cortá-las aos pedaços e picá-los, de preferência com uma picadora eléctrica. Depois a cenoura picada na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos.

Lavar os cogumelos e laminá-los.

Colocar azeite na panela onde se fará o guisado de ervilhas e cogumelos e que já tem a cebola (picada), os alhos (picados), o aipo (picado) e a cenoura (picada), e levá-la ao lume, mexendo de vez em quando, com uma colher de pau. Deixar apurar por algum tempo e depois adicionar as ervilhas e os cogumelos. Ir mexendo sempre com a colher de pau, e deixar apurar. Adicionar o Vinho do Porto e continuar a mexer com a colher de pau, de vez em quando.

Nota: Eu não coloco sal nenhum neste molho de ervilhas e cogumelos.


Colocar água a ferver numa panela. Assim que começar a ferver, adicionar-lhe um fio de azeite e temperá-la com pouco sal. Depois colocar algumas folhas de lasanha a cozer, durante 3 a 5 minutos.

Notas: Eu só vou pondo, no máximo, 6 folhas a cozer de cada vez, para não se colarem umas às outras, e porque nunca sei muito bem quanta vou gastar. O número de folhas de lasanha que gasto também depende da área da base do tabuleiro («Pirex») que uso.


Untar o tabuleiro («Pirex») que irá ao forno, e em que se irá servir a Lasanha, com manteiga. (Poderá usar-se mais do que um, dependendo do seu tamanho.)

Colocar um pano da loiça (lavado) sobre uma tábua de cortar (de preferência grande). Assim que as primeiras folhas de lasanha estiverem cozidas, estender uma a uma sobre a tábua coberta com o pano. Colocar mais folhas de lasanha a cozer. (Ir fazendo as cozeduras necessárias.)

Espalhar molho béchamel sobre a base de todo tabuleiro («Pirex»). Espalhar-lhe por cima uma pequena camada de molho de ervilhas e cogumelos, assim que este estiver pronto. Colocar folhas de lasanha sobre o molho de de ervilhas e cogumelos. Ir continuando a distribuir camadas de molho báchamel, molho de ervilhas e cogumelos e folhas de lasanha, até quando se desejar, sendo que a última camada deve ser de molho béchamel.

Nota: Quando é preciso, vou cortando, com uma tesoura, as folhas de lasanha de modo a cobrir totalmente cada camada de molho de legumes do tabulleiro («Pirex»).


Assim que se tiver acabado de distribuir as camadas no tabuleiro, polvilhar a última camada de molho de molho com queijo Parmesão que se vai ralando e, depois, com com pão ralado.

Levar o tabuleiro («Pirex») ao forno, para acabar a cozedura e para alourar. Depois, retirar do forno.



Servir quente e... apreciar!!!







Receita mais ou menos "minha"!!! («Mais ou menos» porque tem um bocadinho dos ingredientes que eu vou vendo em receitas!)


2 comentários:

  1. Hoje fiz esta "minha" receita.

    Como não tinha pão ralado, raspei «Tostas de Trigo com Cardomomo (Skorpor Kardemumma)», do «IKEA FOOD».

    ResponderEliminar
  2. Voltei a fazê-la a 01.Março.2014 (Sábado).

    ResponderEliminar