quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ravioli Capresi (Raviolis (à moda) de Capri)









Esta receita de «Ravioli Capresi», que em português significa «Raviólis (à moda) de Capri», é originária da região italiana de Campania (Campânia). Este é indiscutivelmente um dos pratos típicos da ilha de Capri. São tantos os gourmets e cozinheiros que, entretanto, se apaixonaram por este prato que já são muitas as receitas existentes, todas elas convincentemente consideradas como as originais. É óbvio que cada um poderá escolher o modo de preparação que mais lhe agrade, mas existem duas regras básicas para preparar os verdadeiros «Ravioli Capresi»:
- a massa para os «Ravioli» nunca leva ovos . O ovo é para misturar com o queijo;
- o recheio baseia-se sempre na utilização de queijo «caciotta» fresco. Os puristas insistem que se deverá utilizar apenas o queijo «caciotta» de Capri, enquanto que outros cozinheiros admitem uma mistura de queijo «caciotta caprese», de queijo «caiotta romana» e de queijo parmesão.




Não foi só nos tempos mais recentes que Capri (Campania (Itália)) se tornou num ideário turístico. Já Homero cantou a ilha com o nome de Antheomoessa (terra próspera), os colonialistas gregos chamavam-lhe Capros (javali, em alusão à sua forma), os romanos deram-lhe o nome de Capraea (ilha agreste, rochosa) ou Insula Sirenussae (Ilha das Sereias) e, para o Imperador Tibério era simplesmente a Apragopolis, um Sanssouci da doce ociosidade. Todos estes atributos reflectem os contrastes que dão um irresistível encanto à ilha de Capri, umas vezes agreste, outras bem suave.







Ingredientes:



Para a massa:



1 kg de farinha de trigo
150 ml de azeite




Para o recheio:





4 queijos «caciotta capresi» (queijos moles de Capri)
1/2 queijo «caciotta romana» (queijo mole de Roma)
50 g de queijo parmesão + queijo parmesão (ralado) para polvilhar os raviolis no momento de  os servir
1 ovo
pimenta q.b.
manjerona
molho de tomate, para acompanhar





Modo de preparação:


1ª) Preparar a massa dos raviólis, assim:

  • Trabalhar a farinha com a quantidade suficiente de água a ferver, até obter uma massa elástica. Incorporar lentamente o azeite. Envolver a massa num pano húmido e deixá-la a repousar.




2º) Preparar o recheio dos raviólis, assim:

  • Cortar os queijos moles em pedaços pequenos.
  • Ralar o queijo parmesão.
  • Numa tigela, misturar os queijos moles, o queijo parmesão, o ovo, a pimenta e a manjerona.




3º) Acabar de preparar os «Ravioli Capresi», assim:


  • Estender a massa, de  modo a que fique fina, até formar um rectângulo.  Cortar esse rectângulo ao meio.
  • Sobre uma das metades da massa estendida, colocar pequenos montinhos de recheio, a intervalos de 5 cm. Cobrir com a outra metade da massa e fazer pressão, com os dedos, à volta dos montinhos. Cortar pequenos quadrados de massa, com a ajuda de uma carreta, ou mesmo de uma faca.
  • Coszer os raviólis em bastante água temperada com sal, durante 5 minutos.
4º) Se necessário, fazer o molho de tomate.



Servir   (com molho de tomate e queijo parmesão ralado) e... apreciar!!!










Receita dos «Ravioli Capresi (Raviolis`(á moda) de Capri)» da página 352 do livro «CULINÁRIA ITÁLIA. Especialidades Italianas», de Claudia Piras, da «h.f.
ulmmann».



Sem comentários:

Enviar um comentário