domingo, 22 de julho de 2012

A Minha Massa de Camarões



Digo que é "Minha", pois é uma receita que eu fui criando/experimentando, até chegar a este ponto!


Em Outubro de 2010 participei num concurso da «Milaneza», com motivo do «Dia Mundial das Massas (25 de Outubro)»!!! Nesse concurso a «Milaneza» ia sortear 100 exemplares autografados do livro «As Minhas Receitas de Massas», do Chefe Vítor Sobral, com fotografias de Nuno Correia, da Editora «a esfera dos livros». (Participei no concurso a 24 ou já a 25.Outubro.2010.) E ganhei mesmo 1 dos 100 livros autografados!!! [Fiquei sem saber se fiquei em 98º lugar ou se fui a 98ª pessoa a participar, pois o meu nome era o 98º da lista de divulgação dos vencedores e a lista não estava ordenada por ordem alfabética, nem explicavam qual era o tipo de ordenação escolhido para a referida lista!!!] 





Este é um dos pratos de que gosto muito!!!



Ingredientes:
1 emabalagem de «Tagliatelle all Ouvo», da «Milaneza» (cerca de 500 g) [Ou «Fettuccine», da «Milaneza» (cerca de 500 g)]
1 "fio" de azeite
1 dente de alho
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga
+/- 400 g de miolo de camarão, de preferência, já cozido
+/-  200 g de cogumelos (laminados ou para laminar)
+/-  200 g de ervilhas
1 cálice de Vinho do Porto (tinto)
1 pacote de natas (cerca de 200 ml)
sal q.b., se se desejar adicionar mais sal além do que já contém o miolo de camarão


Notas:
- As quantidades aqui indicadas, nesta receita, são para 4 pessoas que comam... benzinho!
- Se o miolo de camarão não estiver previamente cozido, terá que ser cozido.
- Eu não costumo adicionar mais sal, além do que já contêm os camarões.





Modo de preparação:


Colocar água numa panela "grande", para cozer a massa. Quando a água ferver, juntar-lhe o dente de alho (descascado), o "fio" de azeite e o sal (a gosto). Depois juntar-lhe a massa.


Quando a massa começar a ferver, levar uma panela larga e baixa (ou uma frigideira) ao lume. Colocar-lhe dentro a manteiga e assim que esta derreter, juntar-lhe os camarões, as ervilhas e os cogumelos (depois de lavados e bem escorridos). Deixar apurar e juntar-lhe o Vinho do Porto. Deixar apurar ainda mais e colocar-lhe as natas. Ir mexendo sempre até as natas ficarem um pouco espessas.


Entretanto, e assim que a massa estiver cozida, escorrê-la (e, se se quiser, retirar-lhe o dente de alho cozido) e juntar-lhe o preparado de camarões, ervilhas e cogumelos, envolvendo-os.


Servir quente e... apreciar!!!




Notas:
- Só se começa a fazer o preparado de camarões, ervilhas, cogumelos, Vinho do Porto e natas, assim que a massa começar a ferver, pois este é muito mais rápido de preparar do que a massa.
- Se se quiser pode-se não envolver o preparado de camarões, ervilhas, cogumelos, Vinho do Porto e natas, na massa, bastando servir este prato colocando o preparado sobre a massa. Se não se envolver e se sobrar é mais fácil aquecer e servir este prato.





Receita... minha!!!








Sem comentários:

Enviar um comentário