domingo, 1 de julho de 2012

Quiche de Atum, Cogumelos, Milho, Cenoura e Ervilhas




Esta receita é dedicada à Ângela Fidalgo, que  foi quem... ma "deu"!!!

No ano lectivo de 2009/2010, eu, a Ângela Fidalgo, e outras colegas, acompanhamos os alunos de 7º Ano da "nossa" Escola, numa Visita de Estudo a Conímbriga, organizada pela Helga Barbosa (de História). Fizemos um picnic com tudo o que cada uma tinha levado. A Ângela levava uma deliciosa «Quiche de Atum, Cogumelos, Milho e Cenoura».

No ano lectivo de 2010/2011, nos dias 30.Junho.2012 (5ªf) e 01.Julho.2012 (6ªf),  eu, e outros colegas, acompanhamos os alunos de 5º e 6º Anos da "nossa" escola, numa Visita de Estudo a Lisboa e Oeiras, organizada pelo Basílio Silva. Como também íamos fazer um picnic no primeiro dia da Visita de Estudo, na noite anterior liguei à Ângela Fidalgo e pedi-lhe a receita desta «Quiche». Quem provou... gostou muito!!!



Ingredientes:


1 rolo de massa quebrada (com cerca de 230 g) previamente feita, ou a fazer, de acordo com, por exemplo, uma das seguintes receitas de «Massa Quebrada» que publiquei neste blogue:



1 cebola grande
1 dl (aproximadamente) de azeite
2 cenouras médias
150 g (aproximadamente) de milho (1 lata pequena)
185 g (aproximadamente) de cogumelos laminados (1 lata pequena)
150 g ervilhas
200 g (aproximadamente) de atum (1 lata pequena)
4 ovos
2 iogurtes naturais
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta


Notas:
- Os ingredientes do "recheio" (cenouras, milho, cogumelos, ervilhas, atum, etc.)  podem ser colocados em quantidades ao gosto de cada um. Também se pode colocar menos ou mais ingredientes, conforme se preferir. Só é preciso ter cuidado para que não falte nem sobre demasiado "recheio".
- Pode-se usar/fazer molho béchamel para substituir o "molho" que se faz com os ovos, os iogurtes, o sal e a pimenta. Ou, se se preferir, pode-se utilizar natas de culinária.

Modo de preparação:


Ligar o forno a 200 ºC.

Descascar as cenouras, lavá-las e raspá-las.


Virar o azeite num tacho, de preferência, largo e não muito alto.


Descascar uma cebola, lavá-la e picá-la para dentro do tacho onde já se colocou o azeite.


Levar o tacho com o azeite e a cebola, ao lume e deixar a cebola refogar.


Assim que a cebola tiver refogado, juntar-lhe a cenoura raspada, o milho, os cogumelos laminados, as ervilhas, e o atum (já "partido" aos bocadinhos). Deixar que todos os ingredientes fiquem cozidos, mexendo de vez em quando.


Colocar, devidamente, a massa quebrada numa forma de tarte. Depois, picar a massa do fundo da forma, com a ajuda de um garfo.







Bater os ovos, juntamente com os iogurtes naturais, o sal e a pimenta, de modo a misturar tudo muito bem.


Colocar o preparado de azeite, cebola, cenoura, milho, cogumelos, ervilhas e atum dentro da forma de tarte, previamente forrada com a massa quebrada.


Espalhar o creme/preparado de ovos, iogurtes, sal e pimenta, sobre o preparado anterior, previamente colocado no interior da forma.


Levar a forma ao forno. Deixar cozer e alourar, até ficar... como gosta!


Assim que estiver pronta, retirar a «quiche» do forno.


Servir e... apreciar!!!


Nota: Esta «Quiche» tanto pode ser servida quente como não.


Receita da Ângela Fidalgo!







1 comentário:

  1. Quando contei à Ângela (na tarde de 06.Julho.2012 (salvo erro)) que tinha colocado a receita dela no meu blogue "de salgados", aela disse-me a mim, e à Armandina, que a «quiche também fica muito se for feita com peito de frango, ou com restos de carne, em vez de atum!!!

    ResponderEliminar